Quero contar a vocês, como o Pilates entrou em minha vida! Sou fisioterapeuta, e sou uma apaixonada pela biomecânica do movimento humano. Especializei-me em Fisioterapia Ortopédica/ Traumatológica e Osteopatia. E na rotina de atendimentos no consultório, notava que meu arsenal de exercícios terapêuticos, que auxiliava os meus pacientes era limitado. Além disso, ao dar alta clínica deste paciente, pensava: “e agora, o que será dele, sem a manutenção deste ganho?”

Bem, eu indicava exercícios aquáticos ou musculação, mas muitos se negavam, dizendo-me que não gostavam ou que não sentiam prazer nestas atividades.

Na época, há 11 anos, ouvia murmúrios da modalidade de Pilates. Instigada pela curiosidade, fui ler sobre. E fiquei encantada com toda a filosofia, realizada por um auto- ditada, que foi Joseph Pilates! Assim, desperta por este encantamento da técnica, fui fazer meu primeiro curso! Lembro-me que foram sete dias intensos, descobrindo movimentos na prática que se encaixava, com o aprendizado teórico.

Aqui, neste texto, vou desprover de todo o conceito dito em livros. Mas me coloco como testemunho de aprendiz (porque faço a prática em mim) e como instrutora. O melhor de tudo é ver de perto a conquista de um paciente que relata a ausência de dores, e que consegue trabalhar, sem lembrar que um dia a dor existiu! Observar que antes, ele reclamava da postura de “corcunda” e que ele se sente mais elegante! Ouvir do aluno, que ele está mais equilibrado, mais ágil! Ouvir que ele se sente mais forte, que suas pernas estão mais torneadas, que seu abdômen não está tanto globoso (para não dizer barrigudo!). Ver a alegria de uma mulher que tinha perda urinária (especialmente para mulheres que entram no climatério), e agora, consegue controlar o desejo miccional, isto é, atingir a continência. Ouvir relatos de que antes, havia dificuldades em realizar atividades simples em suas vidas diárias e que hoje, fazem muito além e de forma fácil! Também tem aqueles alunos que buscam o Pilates para obter o relaxamento e manter uma boa forma, sem ter queixas!

Todos estes relatos, descritos acima, são casos reais. O Pilates promove a harmonia de todos nossos sistemas: físico, mental e emocional. Isso é possível, através da respiração (inspiração e expiração forçada), concentração, fluidez e força na musculatura do Core (ou regiões abdominal, glútea e perineal).

Sou adepta daqueles que trabalham de forma personalizada e individualizada, pois cada um é cada um. Não somos iguais, não funcionamos iguais, pois cada um tem seu tempo, suas debilidades e propostas!

Deixo aqui minha admiração à técnica e me encontro à disposição para aqueles que desejam uma ajuda em buscar uma longevidade com qualidade de vida!

Eu me chamo Lilian Araujo, sou fisioterapeuta do Instituto Rubens Araujo. Tenho experiência clínica há 15 anos, desde que me formei. Desde então, realizo cursos e congressos nacionais e internacionais na área de Fisioterapia Ortopédica.