REEDUCAÇÃO URINÁRIA

A reeducação urinária ou uroginecológica é uma área da fisioterapia que visa o tratamento de duas condições clínicas que muito incomodam a vida dos pacientes: a incontinência urinária, quadro que se caracteriza pela perda involuntária de urina, e os prolapsos, que são alterações do posicionamento da bexiga, do útero, da uretra ou do reto, invadindo o canal vaginal. A incontinência urinária nas mulheres ocorre principalmente após a menopausa, após vários partos normais e naquelas que sofrem de doenças respiratórias. Em homens, a incontinência ocorre, essencialmente, após as cirurgias de próstata.

Os recursos terapêuticos utilizados na reeducação urinária são três: a eletroterapia específica, utilizada através de equipamentos específicos para garantir condições de segurança e higiene ao paciente; o biofeedback, que detecta a atividade muscular do paciente e o ajuda na reaprendizagem da contração muscular correta; e a cinesioterapia, ou exercícios terapêuticos, que ajudam na manutenção do ganho obtido pelos recursos anteriores.

Muitos pacientes podem se beneficiar da reeducação urinária, o que pode contribuir para um ganho em sua qualidade de vida!