Fisioterapia nas Disfunções Cérvico Crânio Mandibulares (DCCM)
A Fisioterapia apresenta uma abordagem de avaliação nas desordens da articulação temporomandibular (ATM) que é indissociável da coluna cervical superior, e essa, por sua vez, indissociável dos demais segmentos da coluna vertebral. Além disso, ela dispõe de uma série de recursos terapêuticos, como os elétricos, os térmicos e os manipulativos, que muito auxiliam os pacientes que sofrem de disfunções da ATM. Há, portanto, uma abrangência de recursos de avaliação e tratamento fisioterapêuticos que podem ser administrados, em consonância com o cirurgião-dentista, para beneficiar tais pacientes.
Objetivos
O objetivo desse curso é oferecer aos participantes uma abordagem da fisioterapia moderna nas disfunções da ATM, com uma revisão da anatomia, biomecânica, fisiopatologia e várias atividades práticas, com testes de avaliação e um treinamento de técnicas terapêuticas articulares e musculares.
O curso é oferecido em 4 dias, e pode ser dividido em dois finais de semana.
Público alvo
Fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia.
Conteúdo Programático
Etiologia das Disfunções Temporomandibulares (DTM)
Anatomia Funcional
Palpação Muscular
Técnicas Intra-Orais
Taxonomia
Hipermobilidade
Síndrome do Desarranjo Interno
Avaliação da Cabeça e Pescoço
Tratamento Muscular
Avaliação da ATM
Tratamento Articular – Abordagem de Rocabado (walk back procedure)
Decisões Clínicas de Tratamento e Diagnóstico
Síndromes Cervicogênicas
Cervical Superior (avaliação e tratamento)
Por que fazer o curso?
Após iniciar meu tratamento com fisioterapia manipulativa com o conceito Maitland, tive particular interesse no estudo dos casos dos pacientes que tinham disfunções da coluna cervical superior. Esses, frequentemente, têm dores referidas para a cabeça, e/ou alterações do tônus da musculatura mastigatória.
Assim, comecei a estudar o assunto e a anatomia da articulação temporomandibular (ATM), bem como a sua relação com a postura da cabeça e do pescoço.
Nesse período, convivi com vários cirurgiões-dentistas e tive a oportunidade de assistir e ministrar aulas com os mesmos. Recebi vários encaminhamentos de pacientes e tornei-me familiarizado com a literatura da área.
Fiz um grande projeto de curso de especialização profissional em “Fisioterapia nas Disfunções Vertebrais e Craniomandibulares”, que foi aprovado pelo COFFITO. Esse curso prevê 540 horas/aula teóricas e práticas, e mais 540 horas de treinamento.
No curso de extensão ora oferecido, fazemos uma introdução geral ao assunto, bem como treino de avaliação e de técnicas terapêuticas.